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Proteja-se. Nem todos querem o seu bem.

  • Foto do escritor: Zalmir Silvino Cubas
    Zalmir Silvino Cubas
  • 5 de jul. de 2021
  • 6 min de leitura

Atualizado: 23 de dez. de 2021

É um tema delicado, mas tenho que falar sobre isso. Sim, existem pessoas que não querem o seu sucesso. Elas podem estar em seu ambiente de trabalho ou fora dele. Há pessoas que aceitam bem os colegas como iguais, mas não suportam vê-los no estrelato. Não se iluda com benignidades, mas também não perca a esperança na humanidade. A pessoa que perde a fé no semelhante fica insensível, mau humorada e insuportável. Não é esse o caminho.


Por outro lado, o excesso de boa fé e de confiança nos outros são sinais de imaturidade e despreparo. Portanto, o melhor a fazer é desenvolver a inteligência emocional e criar mecanismos de autoproteção, em todos os sentidos, para que não se torne um tolo no meio de astutos. A maioria dos jovens que ingressa no mercado de trabalho não está preparada para atuar no mundo corporativo. Entra no trabalho com uma visão ingênua das relações humanas e frustra-se logo de cara. Para que isso não aconteça, passo aqui dez dicas de como você pode proteger-se.


Claro que a gente sempre encontra pessoas de boa índole, que nos ajudam, nos apoiam e nos dão oportunidades. Eu tive o privilégio de encontrar, ao longo de meus 35 anos de trabalho, pessoas que fizeram diferença em minha vida. Essas pessoas foram generosas, empáticas, justas e me deram oportunidades. Sou eternamente grato a todas elas e, como retribuição, procuro apoiar e incentivar pessoas em suas carreiras. Então não se trata de desacreditar nas pessoas, mas de não ficarmos vulneráveis no competitivo mundo do trabalho. Isto é autoproteção. Um direito individual.


O ambiente empresarial é uma escola para o aprendizado das relações humanas. É na convivência diária que afloram os sentimentos mais bem guardados na mente, despertam as ambições e são evidenciados desvios de caráter. Para nós, os médicos veterinários, que estudamos etologia, fica fácil reconhecer em nosso meio social comportamentos de natureza biológica. Façamos uma analogia com os ecossistemas selvagens, em que seres irracionais manifestam inúmeros comportamentos inatos de sobrevivência e reprodução. Às vezes, parece que estamos mesmo vivendo em uma selva! Portanto, como animais racionais (assim classificados pela Biologia), é natural que manifestemos comportamentos inatos como, por exemplo, os de sobrevivência, defesa de território, busca por segurança e proteção familiar. Mas não podemos ignorar que somos seres dotadas de razão e temos valores éticos e morais imprescindíveis para a convivência em sociedade. Então, não dá para justificar os deslizes de personalidade com argumentos de comportamentos instintivos e inatos.


Uma coisa é certa: quanto mais uma pessoa evolui e se destaca, mais ela se expõe e fica sujeita a críticas, intimidações e ações ardilosas para destituí-la de sua posição. Há pessoas que convivem em harmonia enquanto você é coadjuvante, mas no momento em que você passa a ser protagonista, surgem os antagonistas. Se isso ocorrer ou se já ocorreu com você, não se frustre, pois é um aprendizado necessário para seu crescimento. O mais importante é que você tenha um certo autocontrole e não se deixe abalar pelas pessoas e situações desagradáveis. Ataques a sua posição significam que você alcançou um lugar de destaque e terá que se superar cada vez mais para se manter no topo.




Então, mantenha-se cuidadoso em suas relações e quando alcançar o reconhecimento, saiba que terá que dedicar-se, com a mesma intensidade, para manter-se em evidência. Algumas dicas para você se proteger:


1. Evite contar detalhes de sua vida para pessoas que não são queridas nem de confiança. Expor sua intimidade pode passar a falsa ideia de que você é uma pessoa instável e insegura, e isso afasta oportunidades de crescimento profissional. Cuidado com sua imagem profissional nas redes sociais. Há sempre pessoas maldosas vigiando, ansiosas para lhe causar algum prejuízo ou tirar proveito da sua inocência e descuido.



2. No trabalho, evite comentar com pessoas que não são de sua plena confiança sobre o caráter de terceiros ou sobre sua insatisfação por alguém. Lembre-se que segredos raramente são mantidos neste ambiente. É bem provável que conversas indiscretas acabem colocando você em situações embaraçosas. Uma vez que você passe a ser visto pelos companheiros ou pelos clientes como pessoa não confiável, será difícil reverter essa reputação.


3. Fique atento para conversas inconvenientes, comportamentos estranhos e sinais de desvios de caráter e conduta no ambiente de trabalho ou de negócios. Se alguém conspira contra outros e confidencia isso a você, pense que, mais cedo ou mais tarde, você também poderá ser vítima dessa pessoa ou desse grupo.


4. Errar é humano. É uma frase antiga que faz todo sentido. Mas, lembre-se que seus erros podem ser usados contra você, intencionalmente e com maldade por pessoas ardilosas. Então, não se trata de nunca errar, isso é impossível, mas de ter em mãos todos os argumentos e provas de que o erro foi involuntário, apesar de você ter agido com retidão, boa fé e precaução. Comunique seus erros a seus superiores sempre que necessário e encontre estratégias para não repeti-los. Contudo, não saia por aí contando para todo mundo sobre seus erros. Agindo assim, você estará prejudicando sua própria imagem e estará dando argumentos aos seus adversários e concorrentes.


5. Nunca gere provas contra você mesmo, este é um princípio internacional consagrado como direito fundamental do cidadão. Em algumas repartições públicas pode haver diferenças ideológicas entre os servidores e disputas desleais por cargos, o que gera um ambiente de permanente controle e assédio psicológico. Assim, em ambientes hostis de trabalho, o cuidado com a autoproteção deve ser ainda maior.


6. Não se torne obcecado pela maldade, mas antes de agir, é sempre bom pensar se algo poderá ser usado contra você e o que você precisa fazer para evitar isso. Duas medidas preventivas são necessárias: a) ter sempre a aprovação de seu superior, do cliente ou de seu parceiro de negócios (por escrito); b) documentar suas atividades por meio de fotos, vídeos, registros, e-mails etc., e manter esses documentos guardados por vários anos, como provas documentais, caso precise usá-las. Tenha muito cuidado com evidências geradas por terceiros, que podem ser usadas contra você (por exemplo, fotos, áudios e vídeos), mesmo que esses registros sejam gerados sem esse propósito e de forma involuntária.


6. Acostume-se a anotar suas atividades diárias e mantenha documentação comprobatória de seu trabalho. Antes de realizar qualquer procedimento veterinário, tenha em mãos as autorizações dos tutores. Leia e siga as diretrizes dos manuais de Responsabilidade Técnica dos CRMVs e CFMV. O cliente gentil e confiável de hoje poderá ser o autor de uma ação judicial contra você amanhã. Se você se tornar proprietário de uma clínica ou de outra empresa, não esqueça que o empregado que aceita passivamente todas suas ordens de trabalho poderá ser o que irá abrir um processo trabalhista contra você. Então, conheça as leis, cumpra-as e tenha toda a documentação necessária para comprovar sua inocência. Preferencialmente, consulte um advogado e um contador antes de iniciar um negócio ou de começar a trabalhar para uma empresa. Temos direitos e obrigações a cumprir.


7. Tenha muito cuidado no uso de palavras, gestos e manifestações que possam ir contra o direito de alguém ou que possam ofender a honra de outras pessoas ou grupos. Seja criterioso na divulgação de imagens pessoais e de seu trabalho nas redes sociais. Vivemos, lamentavelmente, em um mundo em que muitas pessoas são infelizes, rancorosas e arrogantes. Estas pessoas nutrem o ódio, a inveja, a frustração e estão prontas para causar o mal a quem puderem. Pessoas inescrupulosas dispõem de tempo para monitorar pessoas de bem nas redes sociais. Se apresentam, muitas vezes, como defensoras de causas socialmente nobres, mas isso nada mais é do que uma roupagem para esconder mentes perturbadas. O melhor a fazer é se afastar dessa gente e evitar entrar em discussões improdutivas.


8. Seja sincero, leal e aja de forma construtiva. Tome iniciativas para integrar sua equipe de trabalho. Promova um ambiente de amizade. Reuniões descontraídas (café da manhã, almoço ou lanche) ajudam a "desarmar" os empregados. Com o tempo, as pessoas passam a se coautopronhecer e a se respeitar mutuamente.


9. O estagiário deve comportar-se da mesma maneira que um bom profissional se comporta. Lembre-se que as referências que serão dadas de você e de suas habilidades podem abrir portas ou atrapalhar nas oportunidade de emprego que irão surgir. Seja observador, colaborador, proativo e discreto, dentre outras qualidades que se espera de um estagiário.


10. Informe-se. Leia sobre temas relativos à inteligência emocional, boas relações no trabalho, gestão de conflitos e outros, que ajudem você a ter um convívio harmonioso no trabalho.


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